Vintes (Português)

barabara

Autor: 

Bárbara Matias, aspirante a jornalista e aluna do Mestrado em Ciências da Comunicação na UTAD, Portugal.

facebook.com/porqueusoumuitas.

Olho para a minha mãe e ela encolhe os ombros e diz que vai correr tudo bem.

Já lhe fiz ver que isso é contraditório. Ela diz que não é nada.

Herdei-lhe as frases trôpegas quando deixo falar o coração.

Este país não é para os Vintes. É sabido.

Mas é para quem?

A geração dos meus pais é de emigrantes. Alguns foram, voltaram e estão agora a ir outra vez. Com mais “ais”, menos força, mas iguais necessidades. É a dos funcionários públicos, que de tanto de lhe apertarem os cintos, ficaram com as pernas dormentes e sabem que não vão a lado nenhum.

A geração dos meus avós trabalhava a terra, trabalha a terra e trabalhará a terra se quiser ter o que comer. Não podem adoecer. A reforma chega para os medicamentos da tensão e do colesterol. Não chega para gripes e constipações.

A minha, ou faz o que fizeram os pais e emigra, ou fica e aprende a fazer o que sempre fizeram os avós.

A minha geração é a dos canudos, a dos doutores, a da casa dos pais. Por lá ficam os canudos emoldurados, pendurados à entrada. Por lá ficam também os doutores aos fins-de-semana, à semana, aos muitos anos.

Este país não é para ninguém que seja dele.

É para os turistas. Primor a receber. Um desastre a dar.

Queria ficar por cá. Ver o investimento do meu país, da minha família e o meu serem reconhecidos aqui.

Mas à medida que caminho para os portões da universidade, sinto que caminho para longe de tudo o que envolveu o sonho da minha formação.

Não trabalhar na área, trabalhar na área com um salário precário, pagar para trabalhar.

Como eu, muitos, quase todos.

Encolho os ombros mas digo que sim. Que vai haver lugar para mim, que vou abrir uma brecha, uma fenda, um buraco e faço espaço, ganho terreno.

Quem nasce português, quem se faz em Portugal e para Portugal tem essa força. Não de ser empreendedor que é da moda, mas de ser obreiro que é do seu fado.

Leave a Reply

